Buscar
  • Patricia Remondini

Procrastinação

O que é? Procrastinação é o ato de adiar ou deixar de fazer alguma tarefa ou tomada de decisão. É muito comum de acontecer, principalmente nos tempos em que vivemos, em que somos “bombardeados” de informações e cobranças a todo momento. Acabamos evitando novas tarefas e isso trás um conforto temporário, por conta disso o comportamento de procrastinar se torna de difícil modificação. A procrastinação acarreta em grande desconforto psíquico, pois trás o sentimento de culpa e insatisfação, além de que em determinado ponto começa a interferir em nossa qualidade de vida, afetando a área profissional e pessoal.

O que causa? Este comportamento pode ser gerado por uma série de cognições negativas, insegurança quanto a sua capacidade em realizar a tarefa, falta de organização etc. Também estão relacionados a este comportamento procrastinatório o perfeccionismo e a baixa tolerância á frustração.

Então o que fazer… Primeiro busque se observar e ver o que está mantendo seu comportamento de procrastinar, por que está adiando determinadas tarefas. Nem sempre procrastinar será ruim! Em alguns casos ao adiar uma determinada tarefa pode ajudar. Pesquisadores observaram que ela poderá ser realizada mais tarde com maior criatividade. Outra estratégia para usar a procrastinação a seu favor é criar uma lista sempre grande de tarefas, pois você começará a usar uma tarefa menos importante para adiar uma mais importante, desta forma você estará sempre produtivo. Busque se organizar, criando uma lista com tudo o que deve ser feito e ordenando por prioridades. Caso existam tarefas com nível mais complexo ou demorado tente desmembrá-la, colocando em outras pequenas tarefas, desta forma você irá visualizar mais tarefas, porém mais fáceis e rápidas de serem cumpridas.

Referências

BRITO, F. S., BAKOS, D. G. S. Procrastinação e terapia cognitivo comportamental: uma revisão integrativa. Revista brasileira de terapias integrativas. 2013 PERRY, J. A arte da procrastinação. 2012


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo