Buscar
  • Patricia Remondini

TAG - Transtorno de ansiedade generalizada

É normal nos sentirmos ansiosos ou com medo em algumas situações diárias, mas quando esta ansiedade passa de normal para algo patológico? A ansiedade e o medo passão a ser considerados patológicos quando são exagerados em comparação a situação que desencadeou o sentimento, deve ser analisado o tempo de permanência neste estado, o quanto isto está te limitando e se está relacionada com estímulos do momento ou não.

Também deve ser analisado se os sintomas de ansiedade não provem de algum quadro clínico.

Este é um transtorno caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva persistente e de difícil controle. Alguns dos seus sintomas são: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, perturbação do sono (insônia ou sono muito agitado), também podem estar presentes sintomas físicos como palpitação, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, sudorese excessiva, dores de cabeça, alterações intestinais, entre outros.

Existe tratamento, dependendo do caso pode ser combinado o tratamento com psicoterapeuta e psiquiatra, é importante seguir o tratamento medicamentoso conforme a orientação médica.

Fonte: Gonçalves, D. M. Transtornos de Ansiedade DSM-V

Varella, M. H. TAG Transtorno de ansiedade generalizada


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo